Giulia Almeida, Helena Salgueiro, Júlia Cirino, Júlia Rotatori e Luíla Vasconcelos

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Mala de Hana




              
O livro “A mala de Hana” retrata a história de uma garota judia e de sua família durante a segunda guerra mundial. Durante a história uma professora chamada Fumiko tenta descobrir coisas sobre a vida de Hana, porque seus alunos queriam saber mais depois que viram a mala de Hana Brandy exposta no museu em Tókio Japão.
            Hana vivia em Nove Mesto na Tchecoslováquia (atual república Theca) com seu irmão George, sua mãe Marketa e seu pai Karel, eles viviam felizes até que a guerra começar. Todos os judeus passaram a cumprir regras, não podiam ir à escola e com isso Hana e seu irmão tinham aula em casa. Quando saiam  tinham que sair com uma estrela amarela escrito jude, existia regras para tudo e Hana não estava gostando de nada disso, não podia visitar suas amigas que não eram judias e se sentia um pouco  solitária, mas tinha em sua casa um grande jardim onde brincava com seu irmão.
            A situação estava piorando, a mãe de Hana foi levada para Ravensbruck para um campo de concentração para mulheres na Alemanha, depois seu pai  foi levado por um oficial nazista, restando somente George, Hana e a empregada Boshka. Ficaram tristes e muito assustados sem seus pais por perto, até que o tio Ludvik os levou para morar com ele. A tia Hedda e o tio Ludvik faziam o possível para manter os dois ocupados, George cortava madeira por horas e Hana lia e jogava.
            Estava tudo ocorrendo bem até que Hana e George tiveram que ir para o centro de deportação em Trebic     onde ficaram em um prédio escuro e abafado, cheio de colchões no chão. Hana e seu irmão foram deportados para Theresienstadt em vagões lotados de judeus.
No campo de concentração Hana teve quer ficar longe de seu irmão, e ela  começou a se cuidar sozinha, pois só podia ver seu irmão poucas vezes. Hana fez muitas amizades, sua melhor amiga era uma garota mais velha que se chamava Ella, e foi essa amiga quem cuidou de Hana nesse período que estava em Terezin. No campo de concentração tinha muitas aulas escondidas de música,  de corte e costura e também tinha aula de artes,  a sua preferida.
George foi levado embora para Auschwitz (outro campo de concentração) deixando Hana em Theresienstadt. No dia em que Hana ficou sabendo que iria para o campo de concentração, onde seu irmão estava ficou muito feliz e pediu que Ella a arrumasse bem linda para encontrar com seu irmão. Mas, quando Hana chegou a Auschwitz  foi levada para a câmara de gás, onde morreu aos 13 anos de idade .
            No outro lado do mundo Fumiko foi buscando informações até conseguir encontrar George, que estava morando em Toronto no Canadá. Seu encontro com George foi emocionante. Ele contou toda sua trajetória para Fumiko que ficou encantada com a sua história. Agora ela podia contar a seus alunos que conheceu o irmão de Hana e que desvendou todo o mistério. Até hoje, a história de Hana encanta muitas pessoas quando lêem  a obra de Karen Levine  -  “A mala de Hana”.

Opinião: A obra a “A Mala de Hana“  é uma obra  importante, pois  através dela  temos conhecimento dos fatos ocorridos no passado. Fatos esses horríveis e crueis, deixa quem está lendo muito triste, mas ao mesmo tempo faz com que o leitor reflita sobre a sua vida, a sua família e seus amigos.

Um comentário:

  1. É muito triste,revoltante e emocionante, durante a leitura muitas vezes não segurei a emção e chorei.É nossa obrigação combater todo e qualquer tipo de preconceito.E que Hanna esteja esteja em paz,em um maravilhoso lugar,ao lado de seus queridos pais.

    ResponderExcluir